O mercado automotivo é o exemplo preferido dos economistas para explicar um fenômeno conhecido como Mercado de Abacaxis, uma metáfora para se referir a uma falha do mercado gerado pela assimetria de informações. Vamos explicar...
Assimetria de informação, que é o que ocorre quando uma parte envolvida numa transação comercial (compradores e vendedores) não tem a mesma informação acerca do bem que está sendo transacionado. Voltando ao mercado de carros usados, obviamente os vendedores dos veículos conhecem muito mais o veículo do que os compradores. Nesse ramo, os “abacaxis” são aqueles carros usados em mau estado, mas que apenas os donos sabem dessa condição.
De acordo com um ditado popular comumente pronunciado em oficinas e revendas de carros, “quando alguém compra um carro usado, ele está comprando os problemas de outra pessoa". O que parece ser um bom carro na revendedora pode perfeitamente acabar se revelando uma tremenda barca furada tão logo o novo proprietário o estiver dirigindo no centro da cidade. A perspectiva de um carro usado acabar se revelando um abacaxi pode gerar uma espiral catastrófica no mercado de carros usados. Por causa dessa incerteza, compradores serão mais relutantes a pagar bem por um determinado carro usado, sendo que, caso eles de fato soubessem com certeza que o carro que estão comprando não é um abacaxi, estariam dispostos a pagar mais. Em consequência dessa relutância em se pagar mais, os vendedores retirarão seus melhores carros do mercado, dado que consideram que os preços oferecidos são inadequados. Isso, por sua vez, induz os compradores a oferecer preços ainda menores, já que, com os melhores carros fora do mercado, as chances de se adquirir um limão aumentam substancialmente.
Agende seu serviço.